O que fazer para perde peso rápido depois do parto?
Você acabou de ser mamãe? E deixa eu adivinhar, não está com o mesmo corpinho de antes !
Nesse artigo vou te ensinar o que fazer para perder peso rápido depois do parto.
Alimentação após a gestação não pode ser qualquer dieta que você acha na internet, porque você não está só se alimentando também está alimentando o seu bebê e deve fornecer nutrientes necessários para ele através do leite!
Você não quer fazer uma dieta restrita e atrapalhar a produção do seu leite e também tenho certeza que você não quer que seu filho tenha cólicas abdominais por causa de uma alimentação inadequada!
Então continue nesse artigo para saber o que é necessário fazer para perder peso e ter saúde tanto para você quanto para seu neném!
Quanto tempo para perder peso no pós parto
Uma coisa que tem que ficar claro para você é que estou te prometendo resultados rápido, porém dentro do seu possível, uma mulher que está amamentando não pode fazer dietas restritivas para não atrapalhar na produção do seu leite.
Então devemos ir aos poucos para poder fornecer todos nutrientes necessários para você e seu bebê.
É importante ter uma alimentação equilibrada e saudável tendo de perder de 250 a 500 gramas por semana.
A mãe vai só poder fazer uma dieta mais restritiva depois de seis meses de amamentação então até lá deve ter calma porque o emagrecimento deve ser progressivo.
Aqui vão algumas dicas para você perder peso de forma progressiva e saudável !
Amamentar
A própria amamentação ajuda na perda de peso para 1 litro de leite a ser produzido é necessário de 800 calorias por dia sendo que 500 calorias são da dieta e 300 do depósito materno.
É importante amamentar sempre que possível pois é nesse processo que é utilizado a gordura estocada na gestação e as calorias consumida durante o dia
Ter uma alimentação equilibrada
É comum a mãe que está amamentando sentir mais fome porque é necessário muitas calorias para poder produzir o leite materno, então dessa forma a mãe está sempre se alimentando e até sem importar com o que está consumindo ajudando assim o ganho de peso.
Por isso é necessário que a mamãe consuma mais calorias durante o dia para não atrapalhar na produção de leite, é muito importante a alimentação ser equilibrada consumindo alimentos ricos com sais minerais, vitaminas e ferro.
Beba bastante líquido
Além de ajudar na produção do leite, ajuda também eliminar os líquidos retidos no corpo e traz uma sensação de saciedade pelo fato de o estômago está relativamente cheio.
Ajuda também no trânsito intestinal pois é muito importante ter o intestino funcionando direitinho e também ajuda a manter o corpo hidratado.
Se exercite para gastar mais calorias
Muitas mulheres têm medo de se exercitar depois do parto, claro que se deve esperar um pouco para poder começar a se fazer exercícios mais intensos, mas até lá é importante que você gaste as calorias de outra maneira como uma caminhada leve com seu bebê no carrinho ou no canguru.
Aproveite para pegar um pouco de sol , tanto em você quanto no seu bebe, pegar um ar e ter um diálogo com alguém ajuda na sua saúde mental que também é muito importante.
Uma caminhada de 20 minutos é equivalente a 100 calorias a menos, faça todos os dias pela manhã se possível.
Quando iniciar ou retomar as atividades física após o parto?
Vai depender de qual foi o seu parto se o seu parto foi normal sem complicação você pode começar a fazer exercícios leves após 15 dias depois do parto com a liberação do médico.
Já no caso de parto cesaria a literatura médica apresenta diversas “opiniões”, mas em geral a orientação é aguardar cerca de 6 semanas pós–parto para atividades mais leves e 12 semanas para o início de exercícios de alto impacto, como musculação.
Dieta saudável que ajuda emagrecer na amamentação
Café da manhã
Opção 1
1 copo de suco de abacaxi com hortelã
2 fatias de pão integral light
2 col. (sobremesa) de queijo cottage
1 fatia média de melão
Lanche da manhã
1 copo de iogurte natural batido com uma fruta doce como ½ mamão ou uma uma banana
1 colher de sobremesa de chia junto com o iogurte
Almoço
Salada com folhas verdes principalmente com cores escuras com 1 col. de sopa de azeite1 colher de servir de arroz integral se preferir o arroz comum adicione couve flor, ervilha e cenoura no arroz .1 concha cheia de feijão 1 filé de frango de (150g) ou mais 1 pires de brócolis no vapor
Lanche da tarde
1 farofa de banana ou 2 fatias grossa de abacaxi assado com canela
1 copo de 250 ml de água de coco
Jantar
1 Prato de sopa de legumes com carne moída ou frango desfiado ou 2 ovos cozidos
Ceia
Chá de ervas com o suco da laranja e ¼ de chocolate 70% cacau
Se você já está praticando exercícios físicos consuma:
Pré treino
1 xícara de café se não for malhar perto da hora de dormir
½ abacate
Pós treino
2 ovos cozidos
OBS: Ingerir pelo menos 2 litros de água fora da dieta para ajudar na produção de leite
Substituição de alimentos
No lugar do bife de frango você pode substituir por bife de boi ou porco ou 2 ovos.
No lugar do arroz você pode substituir por purê de batata, caldo de mandioca engrossado de fubá ou angú e sempre ingerir junto com a carne ou os ovos.
No lugar do iogurte natural você pode usar o iogurte desnatado, misturado com chia ou linhaça.
No lugar do queijo cottage pode substituir por patê de atum feito com iogurte natural, o iogurte natural também pode ser consumido na versão salgada.
No lugar da sopa de legumes pode substituir por purê de abóbora incluindo a carne ou uma abobrinha recheada com carne moída.
No lugar da farofa de banana feita com farinha de mandioca pode substituir por panqueca de aveia com banana.
No lugar do pão light você pode substituir por pão de aveia ou pão 1 pão francês com frango desfiado ou ovo cozido.
Troque isso por isto
Troque o açúcar por mel ou adoçante xilitol e stévia.
Troque óleo vegetal por banha de porco ou óleo de coco.
Troque temperos prontos por temperos naturais, excesso de temperos prontos ou macarrão instantâneo pode causar cólica ao bebê.
Não consuma sal em excesso mas não precisa de cortá-lo nem substituí-lo.
Conclusão
Vamos repassar um pouco de tudo que foi falado, mulheres que amamentam não podem fazer dietas restritas para não atrapalhar a produção de leite devem consumir alimentos saudáveis ricos em nutrientes para evitar do bebê ter cólica e te ajudar a emagrecer mais rápido.
Ingerir bastante líquido para ajudar na produção do leite, diminuir água retida do corpo e manter o corpo hidratado.
Seguir a dieta com substituição e só fazer dieta restrita depois de 6 meses de amamentação.
Comece a se movimentar no começo como caminhada e depois de 15 dias do pós parto normal sem complicações começar fazer exercícios mais leves, mulheres que tiveram cesariana só depois de 6 semanas de exercícios leves e mais pesados como musculação 12 semanas.
Espero que tenha gostado desse artigo de o que fazer para perder peso rápido depois do parto.
Muito obrigado
Até mais!
0 Comments